sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Portugal?? o que é isso???


Há coisas que invejo...
invejo sinceramente amar o meu país... mas compreendo o porque...
Sinceramente não vejo nada no meu país, além da história construída pelos antepassados, e as belezas do Douro e outras zonas que não me apetece mencionar, que me façam amar o meu país...
E invejo a cultura americana ou africana (sim, aquele bocado de terra no meio do globo que todos vêm como coitadinhos, mas que na realidade são ricos monetariamente, climatóricamente e espiritualmente...) porque vêm sempre os seus bocadinhos (bem grandes) de terra como tudo que têm a defender...
Gostava de ser patriota... mas não consigo... só vejo corruptos, ladrões e pessoas que não pensam no próximo, falta de civismo, falta de responsabilidade, incultura, estupidez natural para gerir a vida, ignorância, falta de qualidade de vida... e podia numerar mais se tivesse toda a noite...
Mas acho que me faço entender... Não passamos de um povinho que não para de criticar o país sem fazer nada por ele, aquele tipo de povo que só pensa que os outros é que estão bem, é que estão correctos e fazem as escolhas certas...
Detesto o meu país... só me dá más imagens, e deixa-me ficar mal visto de tudo... mas infelizmente não posso fazer nada, não tenho coragem de me esconder.. resta-me tentar fazer o que 90% da população não faz: defender e tentar justiça por algo melhor... infelizmente somos poucos assim...
Creio que um dia vou gostar dessa coisa chamada Portugal...
E já agora, África é um continente... não um país...

1 comentário:

Anónimo disse...

Sentir Português

Realmente não sei o que significa este “Sentir português” que muitos descrevem, especialmente aqueles que estão longe.

Quando comecei a viajar e dizia que era portuguesa era algo do estilo: “Portugal? Benfica, Eusébio”, depois passou a ser “Portugal? Figo!”, agora é mais “Portugal? Ronaldo!”
Sinceramente não gosto de ser reconhecida lá fora pelos nossos “heróis de calções" dentro das quatro linhas, apesar de ser uma entusiasta do Benfica.
Entristece-me que a imagem de Portugal seja a de um rectângulo solarengo, com mulheres baixas e feias, ranchos, fado e pastéis de nata.
Que o País anda mal não é novidade nenhuma...
O que me chateia solenemente é esta cultura de LOUVOR dos corruptos, dos que conseguem o “subsidiozito” imerecidamente, dos que arranjam mil e uma formas de não trabalhar e não ser produtivos.
Chateia-me ainda mais que me chamem “croma” e “totó” por ir trabalhar todos os dias antes da 8h30m e ainda por cima esforçar-me e afirmar para quem quiser ouvir “gosto do meu trabalho”.

Apesar de subscrever muito daquilo que dizes continuo por cá.
O motivo não é dos mais altruístas. Realmente já me candidatei a visto de trabalho no estrangeiro. A única coisa que me deteve foi não reconhecerem as minhas habilitações académicas. Daí muita da minha insistência para te candidatares a um doutoramento europeu.
Começo a ver demasiada gente boa que “dá o salto” porque não é valorizada, porque não tem condições para trabalhar, investigar e organizar uma vida. Dói-me porque a alguns eu chamo amigos.


(P.S. - Não era para tomares o meu comentário anterior como uma provocação para escreveres… mas parece que surtiu efeito!!)