segunda-feira, 4 de abril de 2011

Lund, 2 anos depois!

2 anos!
Faz precisamente 2 anos que cheguei a esta arca congeladora.
Não me arrependo das decisões que me levaram a chegar aqui, apesar de ter imaginado ser muito mais fácil do que é na realidade sobreviver a tão diferente cultura, à temperatura, à escuridão e a saudade!
Nestes 2 anos tenho evitado sempre falar do país em si, sem lhe tocar muito directamente em pormenores. Pois bem, hoje é dia.
Este é o país da perfeição, não só pela qualidade de vida que se pode ter, não só pelas classes sociais praticamente não existirem, ou simplesmente porque há um enorme acto social presente nos suecos que faz com que a tarefa de dar para ajudar seja gratificante (totalmente contrária à nossa linda terra)!
Todos têm acesso a tudo, cuidados saúde, educação, etc. etc. etc., mas para isso pagam impostos loucos, à medida do que ainda não pensamos sequer em Portugal e que já tanto reclamam.
Também tem as suas desvantagens: ninguém é na realidade dono de nada a não ser o estado!
Se quiserem comprar casa por estas bandas continuam a pagar mensalmente um grande imposto de habitação (digamos que depende da zona, mas em Lund será por uma apartamento T1 qualquer coisa como 350 euros mês).
Mas mesmo que tudo corre bem, há algo a relembrar neste país. Até então perfeito para viver, foi, nos últimos anos, totalmente invadido por imigrantes muçulmanos, que vieram aproveitar-se do sistema sueco para viver a custa deles sem realmente trabalharem; criarem bairros totalmente proibidos para visitas, onde nem a policia entra, ou simplesmente para controlar tudo que é trabalho precário (digamos que o precário aqui é motoristas de autocarros, taxistas e restaurantes KEBAB/PIZZARIA)...
O que ultimamente tem acontecido é a grande revolução política contra estas classes migratórias não europeias, ao qual juntando as verdades ditas pelo partido de extrema direita, tem levado a cabo um grito de revolta, como foi demonstrado nas últimas eleições onde na zona sul do país (também a mais preenchida por imigrantes), onde obtiveram 17% dos votos! Parece uma espécie de bomba que mais tarde ou mais cedo vai rebentar, pois os suecos estão fartos de sentirem insegurança, de ver o aumento exponencial de criminalidade em cidades como Malmo ou ainda a falta de respeito em todos os lados, em todas as ruas, em todos os cantos.
Outra coisa que me chateia é as regras que este país tem. Há regras para tudo, ninguém as pode quebrar especialmente os estrangeiros (porque aos suecos há sempre uma excepção que ninguém sabe)... E eu que já passei por isso não gostei de as viver na pele... enfim... loiros!
Falando de outros tópicos, há ainda a nova geração sueca!
A geração que cresceu no mundo da perfeição, onde tudo lhes foi permitido e onde ninguém lhes bate o pé!
Por norma, aos 18 anos os jovens por estas bandas saem de casa, mesmo que não seja para estudar! Tal como empurrar o passarinho do ninho  e dizer: "Agora desenrasca-te"! (Algo quem em Portugal custa fazer até quando os filhos já têm 40 anos, e de preferência que se mudem para o prédio ao lado...)
Posteriormente esta geração que aos 16 já partilha o mundo do álcool abusivo, sem qualquer tipo de chamada à responsabilidade, os levam a fazer o que bem lhes apetece, levando a comportamentos totalmente irracionais, ridículo, fora de limites sociais, mas que para este país são toleráveis, aceitáveis! Este é o país onde é "fixe" ficar completamente bêbado antes dos outros! (Eu sou do país onde o Macho bebe mais e fica de pé...)
Infelizmente esta nova geração leva-me a crer que vão arruinar o país pela falta de direcção que tomam todos os fins de semana.
Mais ou menos um estilo de geração pós 25 de Abril portuguesa, onde foram dadas todas as liberdades e onde se vê agora que essa mesma geração, ou grande maioria, vive à custa dos pais, à custa de subsídios ou é político!
No entanto há coisas boas que posso contar sobre Lund.
É uma cidade pequena (tão grande como Viseu ou algo do género), com um campus universitário enorme, uma vida académica bastante interessante. Tem vantagens enormes principalmente no verão, como por exemplo estar a 40 minutos de bicicleta da praia, onde há sol quente até as 10 da noite, onde amanhece as 2 da manhã, onde quando não chove é perfeito (isso é cerca de 2 semanas num ano). Contrariamente, a escuridão e frio do inverno são altamente inconfortáveis, deprimentes e assustadores.
A vida social nesta cidade é muito agradável, principalmente quando é fim de semana e os suecos explodem a sua formosura e desfrutam em conversas interessantes e socialmente aceitáveis, pois o álcool torna-os mansos, ou se quiserem dizer amigáveis!
Depois há claro a cambada de gente amigável que estuda por estas bandas mas vêm de outros países, tal como eu (:p) e muitos outros que conheci, conheço e convivo com muito agrado. Isto faz com que os meus dias não sejam piores do que aquilo que já são!
Resumindo, Amo-te Portugal! Sem os políticos de merda, sem a corrupção, sem o choro constante do povo que quer tudo de mão beijada, serias perfeito!
Agora, depois de tal discurso bonito, aceita-se prendas como Minis Sagres, Queijos da Serra, Salpicões, Bacalhau e o mais importante o meu "Meio metro de gente" que tanto me faz falta!
A todos o meu "Bem-haja" :)

PS: Era a sério isso das prendas, logo o endereço é:
Tiago Matos
Mollevangsvagen 6E, 1478
22240 Lund
Sweden

PS 2: Como vou estar em portugal de 13 a 28 de Abril, aceitam-se presentes depois, visto que posso vir recheado com apetrechos úteis à sobrevivência;

PS 3: Todos serão muito bem vindos a uma visita por estas bandas. Seria um gosto receber amigos por aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um pedido muito bem feito... depois vê-se. Entretanto... até já :)